BLC3 destacada entre os 12 projetos mais transformadores da Europa apoiados pela Comissão Europeia

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação localizado em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, focado na área da Bioeconomia e Economia Circular – foi destacada entre os 12 mais importantes exemplos de projetos de investimento na Europa atribuídos pela Comissão Europeia – Política de Coesão da EU.

Com a rubrica “Cohesion Story Quest”, esta iniciativa ingressou num percurso de 10 dias, organizado pela United Partners em parceria com a Comissão Europeia a 4 Países da UE iniciando na Bulgária, percorrendo a Polónia, dos Países Baixos e de Portugal dando a conhecer os mais importantes projetos Europeus que estão a transformar a Europa em conjunto com 14 influencers, que partilharam estas histórias com mais de 660.000 seguidores.

“Numa perspetiva criativa de dar a conhecer ao mundo o que de melhor se faz a nível Europeu, a BLC3, com o seu projeto Centre Bio, foi destacada entre os 12 melhores projetos Europeus capaz de transformar gerações, numa perspetiva de crescimento regional assente no conhecimento e inovação, em prol de uma económica mais circular e sustentável, proporcionando a criação de emprego altamente qualificado, jovem e multidisciplinar, promovendo a modernização económica na transformação de mudanças que pretendem melhorar a qualidade de vida e potenciar a atividade económica das Regiões”, refere a BLC3 em comunicado enviado à Rádio Boa Nova.

O Centre Bio é assim considerado um dos 12 Projetos Europeus mais transformadores e também exemplo a nível mundial.

Recorde-se que, em outubro de 2016, a BLC3 subiu ao palco em Bruxelas para receber o Prémio RegioStars, como o projeto europeu mais inovador na área da Economia Circular.

Para João Nunes, “este é o reconhecimento do trabalho e aposta das Equipas da BLC3 e CCDR-Centro, de um projeto que começou antes de 2016 numa área que ainda ninguém falava em Portugal – a Economia Circular – e, hoje, representa ainda um projeto mais inovador, forte e de referência internacional, que tem crescido assente no conhecimento, ciência e inovação”.

João Nunes sustenta ainda “que este momento e vinda da Comissão Europeia representa o “recordar é viver e continuar a trabalhar para o futuro”, de um momento único vivido em Bruxelas em 2016”, lembrando a “azáfama que foi a explicar nos corredores de Bruxelas, mais a Prof.a Ana Abrunhosa, o que era este projeto, a sua alma e a transformação territorial, onde de facto, temos os de fora, uma vez mais, a reconhecer o nosso trabalho”.

Por último, João Nunes enaltece este trabalho e iniciativa que a Comissão Europeia apoiou e promoveu, onde é importante valorizar, reconhecer e comunicar junto dos mais jovens e em toda a União Europeia, exemplos de projetos Europeus e que motivem outros a seguir os mesmos caminhos.

Date: 2024-04-05

Source: Rádio Boa Nova

URL: https://radioboanova.sapo.pt/blc3-destacada-entre-os-12-projetos-mais-transformadores-da-europa-apoiados-pela-comissao-europeia/