StartUp Zero deu um Up a 29 ideias de negócio Circular

O projeto “StartUp Zero” promoveu no dia 29 de junho, em Coimbra, uma atividade de apresentação e avaliação de ideias de negócio em Economia Circular, em parceria com a Universidade de Coimbra, UC.

O projeto “StartUp Zero” promoveu no dia 29 de junho, em Coimbra, uma atividade de apresentação e avaliação de ideias de negócio em Economia Circular, em parceria com a Universidade de Coimbra, UC.

No Auditório do Departamento de Engenharia Mecânica da UC jovens de diversas regiões do país apresentaram ideias de negócio a um júri de pessoas e entidades de excelência com experiência em empreendedorismo, investimento e economia circular.

O júri foi composto pela Associação Smart Waste Portugal, Instituto Pedro Nunes, Portugal Venture e Universidade de Coimbra.

O projeto é liderado pela Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, sedeada no Campus de Tecnologia e Inovação em Oliveira do Hospital, em consórcio com mais quatro entidades de referência nas áreas de empreendedorismo e da economia circular, nos quais se destacam a Associação CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy, SANJOTEC – Associação Científica e Tecnológica, Tagus Valley – Associação para a promoção e desenvolvimento do Tecnopolo do Vale do Tejo e Sines Tecnopolo – Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama.

É um projeto apoiado pelo Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia – FSE. StartUp Zero lançou um desafio á comunidade empreendedora em Portugal, tendo sido premiados 29 projetos, com um total monetário de 90.000 Euros, que já tinham beneficiado de um programa de aceleração, com diversas ações de capacitação, formação, suporte e developer.

O primeiro lugar foi para o projeto “Peggada”, o segundo lugar atribuído para o “eCarmin” e o terceiro para o “Criatura”. João Nunes, presidente e CEO da BLC3 refere que: “Mais importante do que ser apenas um projeto, é conseguir-se transformar num programa de referência internacional! Que consiga aumentar o caudal de start-ups e spin-offs na área da Economia Circular em Portugal e desafiar os jovens para isso. Conseguir aumentar a taxa de sucesso e sobrevivência das start-ups e spin-offs é um desafio. Aprendeu-se muito ao longo de mais de dois anos nos contactos com a geração mais nova e no desenvolvimento de um modelo que consiga ter a capacidade de captar, premiar e apoiar o nascimento de mais empresas na área de Economia Circular.

Com promotores Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação | Rua N. Sra. da Conceição, Nº. 2, 3405-155 | comunicacao.marketing@blc3.pt portugueses ou de qualquer parte do mundo. Valorizamos ainda muito pouco as competências e capacidades do nosso ecossistema de empreendedorismo Português, face a outros internacionais.

Temos de dar mais visibilidade, marca e referência do nosso ecossistema de empreendedorismo a nível internacional e sermos uma referência de start-ups e spin-offs em Economia Circular com impacto global.”

Como anfitrião e parceiro da iniciativa, Gabriela Fernandes, Pró-reitora de Empreendedorismo da Universidade de Coimbra, UC, sustenta “que a UC, classificada como a 21ª instituição mais sustentável no ranking Times Higher Education Impact Rankings 2021, 1ª em Portugal, tem se preocupado há muito tempo com questões de sustentabilidade na formação de seus alunos. Da mesma forma, nos últimos 30 anos, a UC tem feito um grande investimento no estímulo ao empreendedorismo, o que se reflete na quantidade e qualidade das start-ups e spin-offs que tem gerado. É, portanto, com naturalidade que a UC se tenha aliado e dado todo o apoio à iniciativa Start-up zero, e com entusiasmo constata um elevado número de projetos promissores que o programa ajudou a desenvolver. Temos a certeza de que alguns deles chegarão com sucesso ao mercado”.

Date: 2023-07-05

Source: CentroTV

URL: https://centrotv.sapo.pt/startup-zero-deu-um-up-a-29-ideias-de-negocio-circular/