Start up Spartax Chemicals, de biomoléculas, instala-se no Business Centre | BLC3

BLC3 acolhe empresa de “química verde” e biomoléculas

O Business Centre | BLC3 é um dos 4 módulos de atividades da BLC3, que tem como missão e objetivo a captação, fixação e suporte ao crescimento de projetos empresariais de forte intensidade tecnológica, estratégicos e mobilizadores na área da Bioeconomia e Economia Circular. Depois do Laboratório Colaborativo para a Economia Circular, o CECOLAB, se ter instalado e iniciado a sua atividade em 2020, numa iniciativa liderada pela BLC3 e em conjunto com mais 13 entidades nacionais, no passado dia 14, foi assinado o protocolo de instalação e sede da Start up Spartax Chemicals, que trabalha na área da Química Fina e das Biomoléculas, recorrendo a processos de química verde e com aplicação para o setor farmacêutico, nutracêutico e alimentar.

Com um plano de investimento a 3 anos de mais de 2,5 milhões de euros, para o desenvolvimento da sua atividade industrial, a Spartax Chemicals é uma das empresas mais promissoras a nível europeu na sua área de atividade, tendo já sido avaliada e premiada pela Comissão Europeia devido ao seu potencial tecnológico e comercial. Um projeto empresarial que representa também um plano de contratação de recursos humanos altamente qualificados superior a 10 colaboradores ao longo dos próximos 3 anos. Esta Start up trabalha já com empresas e mercados internacionais, como a Áustria, Reino Unido e Estados Unidos da América e procura expandir a sua presença e entrada em outros mercados no próximo triénio.

Esta instalação e cooperação estratégica entre a BLC3 e a Spartax Chemicals representa também a criação de uma das mais importantes redes de química orgânica a nível mundial, uma área científica estratégica para a competitividade no setor da Bioeconomia aplicado à indústria farmacêutica, nutracêutica e alimentar, e que irá juntar mais de 45 investigadores especialistas na área, não só de Portugal, como também da Áustria e Países Baixos.

João Nunes, Presidente e CEO da BLC3, refere e destaca que “o Business Centre | BLC3 apresenta três fatores muito importantes de competitividade em Portugal: o primeiro é ser o local em Portugal com o ecossistema de inovação mais completo e de resposta para a área da Bioeconomia e Economia Circular; o segundo, a capacidade de suporte e apoio infraestrutural, laboratorial e de equipa para a industrialização de processos biotecnológicos industriais complexos e o apoio às empresas com estas necessidades em ter uma capacidade competitiva; e a localização geográfica estratégia, que num raio de ação de 4 horas de carro, abrange um mercado de mais de 16 milhões de pessoas (está ainda muito por explorar este potencial)”.

Ainda numa vertente relacionada com a importância da instalação deste start up, João Nunes, sustenta que “existe um interior que se está a transformar e a recriar, mas isto não é possível fazer “de repente” e sem conhecimento e sem bases sólidas que permitam fazer crescer projetos estruturantes e catalisadores de desenvolvimento socioeconómico. Representa o nascimento de uma área estratégia de posicionamento de Portugal a nível internacional e complementar a outras onde somos também competitivos, a área da Química Orgânica aplicada aos recursos biológicos (o que a terra gera todos os anos e ainda não aprendemos a dar-lhe o seu real valor)”.

A start up Spartax Chemicals, liderada por João Seixas, acrescenta que ”como empresa focada no desenvolvimento de produtos para a indústria química englobados numa perspetiva de desenvolvimento sustentável e química verde, esta parceria é um passo muito interessante para a Spartax Chemicals. O nosso know-how na área da química orgânica enquadra-se na forma sinergística no contexto em que a BLC3 se está a desenvolver. Para uma empresa a dar os primeiros passos, a experiência, competitividade e estratégia da BLC3 representam um considerável valor acrescentado para nós e estamos gratos pela oportunidade de fazer parte desta grande família para crescermos em conjunto.”

Date: 2021-05-18

Source: Diário de Coimbra

URL: https://www.diariocoimbra.pt/noticia/70160