Resultados

Resultados esperados
  • - Otimização do processo de extração para obtenção de extratos com atividade biológica melhorada a partir de recursos vegetais endógenos para aplicação alimentar;
  • - Avaliação da bioatividade dos extratos obtidos através de ensaios químicos, enzimáticos e celulares;
  • - Desenvolvimento de concentrados funcionais com os extratos que revelaram melhor rendimento e maior potencial bioativo;
  • - Avaliação da bioatividade dos concentrados funcionais para verificar se existiram perdas de propriedades dos extratos durante o processo de formulação, assim como, estudo de estabilidade dos mesmos;
  • - Avaliação da aceitação deste produto desenvolvido no mercado, mediante a realização da prova de conceito e análise sensorial.
Resultados obtidos

Com o presente projeto concluiu-se que a maçã ‘Bravo de Esmolfe’, marmelo, cereja ‘Cova da Beira’, Lavandula pedunculata e Mentha suaveolens são recursos endógenos com elevadas propriedades bioativas, permitindo que a equipa de consórcio conseguisse obter extratos com atividade biológica melhorada a partir dos mesmos. A integração destes extratos possibilitou a criação de um produto alimentar inovador e de alto valor acrescentado com propriedades bioativas e adequado aos padrões alimentares.

A partir de toda a atividade desenvolvida no decorrer do presente projeto comprovou-se que é possível o aproveitamento e conversão dos recursos agroflorestais endógenos portugueses em produtos de alto valor acrescentado, permitindo criar cadeias de valor competitivas.

Adicionalmente, o desenvolvimento do projeto em apreço conduziu certamente a benefícios para a fileira florestal e alimentar. Na fileira florestal pelo desenvolvimento de novas formas de valorização de recursos gerados na floresta portuguesa. Pelo contexto alimentar na vertente dos ingredientes funcionais, isto é, pelo desenvolvimento um novo produto alimentar com características diferenciadoras.

Foram realizadas várias tipologias de difusão de resultados, nomeadamente, (1) Grupos focais de divulgação, (2) Colóquios ou congressos, (3) Publicações técnicas, (4) Ambiente web para projeto e (5) Estágios realizados no âmbito da iniciativa NatureBioactiveFoods.

(1) Foi realizado 1 Grupo focal nas instalações da BLC3 e a participação em 3 congressos do setor, que resultarem em 3 posters e 1 comunicação oral;
(2) O consórcio marcou presença em 8 congressos científicos, que resultaram em 8 posters e 3 comunicações orais;
(3) Foram aceites e publicados 3 artigos científicos.
(4) O projeto foi divulgado na página de cada promotor e através do site desenvolvido no âmbito da Iniciativa
(5) A difusão escrita dos resultados foi feita também através de 1 estágio de doutoramento, 2 estágios de mestrado e 1 estágio de licenciatura.

No total foram contabilizadas 28 ações de difusão da Iniciativa Nature Bioactive Foods.