BLC3 avança parceria com Portugal Ventures para estimular o investimento em conhecimento e inovação nas regiões interiores

A Bioeconomia e Economia Circular são a grande aposta

A BLC3, sedeada na região interior, e especializada em Bioeconomia e Economia Circular avança parceria com a Portugal Ventures. Nesta parceria a BLC3 terá como prioridade e eixo principal de atuação, na sua missão de sinalização, avaliação e seleção de projetos, as regiões interiores e as áreas da Bioeconomia e Economia Circular. Desde 2012, que a Portugal Ventures assume um papel determinante no desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo nacional, tendo sob gestão 184 milhões de euros e realizado 144 milhões de euros de investimento em 130 novas empresas investidas. Foi considerada como a Capital de Risco mais ativa em Portugal e, em 2019, ficaram nas TOP 50 Venture Capital Firms na Europa com mais investimento, segundo o DealRoom.

Para João Nunes, Presidente e CEO da BLC3, “Esta é uma nova fase do trabalho e projeto BLC3, num dos concerne da sua missão: captar investimento e apoiar a fixação de conhecimento, ideias, inovação e pessoas nas regiões interiores. A crise social e económica da pandemia Covid 19 trouxe problemas e desafios para atual sociedade e geração. A região interior passou por desafios muito marcantes na história da sua geração: desde a crise financeira e a fuga de jovens e massa crítica de 2011 aos incêndios de 2017, passando agora, em 2020, pela pandemia Covid-19. Esta pandemia veio demonstrar uma outra face e fez “abanar” a Europa para a realidade oculta; … que tem de ficar mais independente, olhando mais para os recursos do seu território e tornando-se mais eficiente no uso destes. A Bioeconomia, baseada em conhecimento, inovação e biodiversidade molecular, aliada à vertente da Economia Circular são apostas chave para a Europa e Portugal alcançarem uma segurança e estabilidade macroeconómica e societal. Nesta parceria estratégica com a Portugal Venture, as prioridades da BLC3 serão as áreas da Bioeconomia e Economia Circular e com potencial de se fixarem nas regiões interiores.”

Para Rui Ferreira, Vice-Presidente da Portugal Ventures, “esta parceria com Associação BLC3 insere-se na Rede de Ignition Partners que a Portugal Ventures se orgulha de dinamizar e que conta com mais de 90 incubadoras, aceleradoras, universidades, associações e polos tecnológicos que são as forças motrizes do ecossistema empreendedor. Sabemos que ao trabalhar em conjunto e muito proximamente com os nossos parceiros, vamos estar a robustecer os projetos de empresas que queremos que sejam competitivas, com capacidade de internacionalização e com ambição para se tornarem globais.”

Date: 2020-11-04

Source: BLC3 - CAMPUS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

URL: https://www.folhadocentro.pt/blc3-avanca-parceria-com-portugal-ventures-para-estimular-o-investimento-em-conhecimento-e-inovacao-nas-regioes-interiores/