Indústria 4.0 - uma inovação urgente

Dentro da inovação a Indústria 4.0 é um pilar evolutivo importante, mas que tem de ser vista para aumentar a competitividade da economia e a qualidade de trabalho existente e não como a substituição de empregos.

A inovação é um pilar base de desenvolvimento económico, mas também social. Cada vez mais nos deparamos com o aparecimento do empreendedorismo social, um pilar importante para a sociedade. Podemos olhar para a inovação que ocorre pela experimentação e desenvolvimento de investigação fundamental, como para a inovação orientada para o mercado, que se concentra em resolver problemas e, por exemplo, transformá-los em oportunidades ou em desenvolver novos mercados ou novas tendências evolutivas de mercado. As duas são importantes, mas a que necessita de evoluir mais e onde existe mais barreiras em Portugal é na inovação orientada para o mercado, pois tem muito por base a necessidade de integração no mesmo processo da Academia e das Empresas/Indústrias, que falam linguagem diferentes, que têm metas de avaliação diferentes e modelos burocráticos e administrativos diferentes.

Os laboratórios colaborativos, COLAB, é uma medida e política recente em Portugal criada para ajudar a resolver dois problemas em Portugal ligados à Inovação. O primeiro relacionamento com a interligação entre a Academica e as Empresas, em que o modelo dos COLAB tem logo na sua origem uma obrigatoriedade em que na mesma entidade e cooperação têm de estar Empresas/Indústrias e Academia. Um segundo problema está relacionado com o facto de que sabermos e somos bons a desenvolver conhecimento e inovação mas não vendemos ou vendemos mal ao mercado esse conhecimento e valor. Parece que não existe medo a publicar inovação, que nem está protegida mas que permite publicar, contudo existe medo em pelo menos tentar vender ao mercado esse conhecimento. Os COLAB têm como grande objetivo, além da criação de emprego científico para o desenvolvimento de conhecimento aplicado, a comercialização e colocação no mercado de saber e inovação.

Dentro da inovação a Indústria 4.0 é um pilar evolutivo importante, mas que tem de ser vista para aumentar a competitividade da economia e qualidade de trabalho existente e não como a substituição de empregos. Um exemplo de aplicação e interesse da Indústria 4.0 é na diminuição da necessidade de água na agricultura e floresta. É uma necessidade de inovação urgente, quer pelo contexto das alterações climáticas como pela necessidade de aumento de produção alimentar em resposta à evolução populacional mundial, onde a Indústria 4.0 será fundamental.

Date: 2018-11-01

Source: Diário As Beiras

URL: https://www.asbeiras.pt/