Investimento europeu cria emprego e inovação

BLC3: Tecnologia e Inovação impulsionam interior

Um jovem engenheiro sonhou com um centro de inovação no interior do país para transformar a floresta numa fonte de riqueza. João Nunes colocou mãos à obra e hoje com 35 anos lidera a BLC3, um Campus de Tecnologia e Inovação, com sede em Oliveira do Hospital.

A BLC3 localiza-se numa zona fortemente atingida pelos incêndios florestais do ano passado. O jovem empresário, natural daquele concelho, considera que o problema dos fogos está relacionado com a falta de soluções para valorizar os recursos, em particular a biomassa (giesta, carqueja, silva, acácias, etc).

É na área da biorefinaria que está a grande aposta da BLC3 com o objetivo de valorizar matos incultos que podem ser convertidos, por exemplo, num substituto do petróleo. “Existem três milhões de hectares de mato inculto, mais de 30% do território não tem atividade económica e esse é um dos grandes problemas relacionado com os incêndios florestais”, alerta.

Para concretizar a biorefinaria já existe uma pré-candidatura aprovada a fundos comunitários para o projeto de demonstração industrial, no valor de 125 milhões de euros. “O reconhecimento internacional da União Europeia é muito importante. A mentalidade de Portugal é desconfiada e não acredita que nas regiões do interior possa nascer um projeto como este”, considera o jovem empresário.

O centro tecnológico desenvolve também projetos agroalimentares inovadores e tem no campus uma incubadora que reúne 22 empreendedores. “Queremos fixar investimento, tecnologia e novas indústrias no interior. É uma das principais missões da BLC3”.

#investEU

Date: 2018-03-06

Source: Observador

URL: http://observador.pt/especiais/investimento-europeu-cria-emprego-e-inovacao/