BLC3 - UNIDADE DE DINAMIZAÇÃO DE EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO CRIA POLO EM ALFÂNDEGA DA FÉ
Alfândega da Fé foi o município escolhido para a criação de um pólo da BLC3 - uma associação sem fins lucrativos, que pretende a dinamização de atividades tecnológicas, empreendedorismo, "start ups" e promoção do espírito empresarial inovador.
O projeto dá pelo nome de Transfere Empreende: Transferência de tecnologia e inovação do meio académico para empreender em territórios de baixa densidade e resulta de uma candidatura apresentada ao Programa Operacional Regional do Norte.
O objetivo é promover o espírito empreendedor na região de Alfândega da Fé, com foco no empreendedorismo qualificado e criativo jovem, para permitir a fixação de massa crítica no concelho. O Instituto Politécnico de Bragança e a Universida de Trás-os-Montes e Alto Douro surgem como parceiros neste processo. A ideia é apoiar a criação de modelos de negócio/empresas associados à valorização das potencialidades do concelho com especial foco na área agroambiental e agroalimentar. O Transfere Empreende prevê a criação, nesta primeira fase, de um posto de trabalho a tempo inteiro e atribuição de 20 Bolsas de Investigação a Jovens entre os 23 e os 40 anos, desempregados, com licenciatura como nível mínimo de qualificação.
O desafio é que estes jovens apliquem os seus conhecimentos no desenvolvimento de ideias e projetos de dinamização territorial, que possam dar origem à criação e desenvolvimento de futuras empresas. Este pólo de apoio e promoção do empreendedorismo e criação do próprio emprego vai funcionar nas instalações do antigo edíficio da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.
Pretende-se assim fixar jovens qualificados e promover a criação de empresas inovadoras com negócios sustentáveis no concelho de Alfândega da Fé.
Date: 2017-06-21
Source: Alfândega em Revista - Boletim Municipal de Alfândega da Fé
URL: https://issuu.com/municipio-alfandega-fe/docs/alf__ndega_em_revista