Fundos Comunitários: BLC3 candidata projeto para fixar jovens em Regiões do Interior

A BLC3 – Plataforma para o Desenvolvimento da Região Interior Centro acaba de candidatar aos fundos comunitários da União Europeia (UE) um projeto que pretende fixar os mais jovens em regiões com menores índices de desenvolvimento. O projeto está avaliado em €1,7 milhões (R$4,2 milhões) e pretende potenciar e valorizar um conjunto de experiências e saberes que as crianças acumulam ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as rodeia.

Denominado “Inovação Educacional para o Desenvolvimento Sustentável Transfronteiriço: Infanto-Juvenil (Trans-I-duca)”, o projeto está a ser desenvolvido em consórcio com a Asociación para el Desarrollo Rural Integral de las Sierras de Salamanca (ADRISS) e Associação de Agricultores para Produção Integrada de Frutos da Montanha (AAPIM) e deverá ser executado de Janeiro de 2012 a Junho de 2015.

“O ‘Trans-I-duca’ está direcionado para um público-alvo de extrema importância para a economia da região interior do país e transfronteiriça, dado que o papel que as crianças e as gerações mais novas poderão desempenhar ao nível do desenvolvimento sustentável é hoje inquestionável”, explica a BLC3 em comunicado.

O projeto pretende “desenvolver novas ferramentas e algoritmos/modelos que tenham resultados concretos” em termos culturais e de desenvolvimento sustentável, com uma aposta “na educação infanto-juvenil através do uso das tecnologias de informação”.

Entre os vetores principais do projeto estão a preservação e valorização do território, criatividade, inovação, empreendedorismo, questões ambientais, saúde mental, estimulação e desenvolvimento de capacidades cognitivas e valor próprio de cada cidadão.

Entre os principais parceiros deste projeto encontram-se a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Instituto Superior de Ciências Políticas e Sociais da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, câmaras municipais de Oliveira do Hospital, Celorico da Beira e Guarda e a rede de escolas dos municípios de Oliveira do Hospital e Celorico da Beira.

Date: 2012-07-11

Source: GreenSavers

URL: http://greensavers.sapo.pt/2012/07/11/fundos-comunitarios-blc3-candidata-projecto-para-fixar-jovens-em-regioes-do-interior/