Projeto
Melhorar a interação entre o fungo e a planta, com recurso a fitoestrogénios, de forma a criar condições mais favoráveis ao estabelecimento da associação simbótica entre os dois organismos.
A Iniciativa FitoMicorrizas pretendeu produzir e otimizar o rendimento de espécies florestais autóctones com elevado valor ambiental e criar novos produtos de elevado valor como os cogumelos. Assim, os trabalhos designados nesta Iniciativa passaram por criar protocolos otimizados para a produção de fungos micorrízicos/plantas micorrizadas, de forma a melhorar o sistema de gestão florestal. As espécies de cogumelos selecionadas foram espécies nativas com elevado valor gastronómico, mas também nutricional e medicinal. Na micorrização, pretendeu-se inovar através da aplicação de fitoestrogénios para potenciar a micorrização e otimizar a interação planta-fungo.
Desta forma, os trabalhos desta Iniciativa atuaram ao nível da proteção e conservação das florestas e sua biodiversidade, pelo uso de espécies autóctones com elevado valor ambiental, e subsequente sustentabilidade económica para os proprietários florestais.
Os resultados desta Iniciativa foram divulgados junto da comunidade científica e também dos beneficiários finais em diversos tipos de difusão de resultados e processos, nomeadamente 5 tipologias de difusão de resultados (1) Grupos focais de divulgação, (2) Colóquios ou congressos, (3) Publicações técnicas, (4) Ambiente web para projeto e (5) Estágios realizados no âmbito da iniciativa FitoMicorrizas.
(1) Participação em 2 Grupos focais de divulgação;
(2) Participação em Colóquios e Congressos com 3 comunicações orais e 5 comunicações em painel;
(3) Publicação de 2 Artigos científicos;
(4) Página Website da Iniciativa FitoMicorrizas, através dos websites dos diferentes parceiros e divulgada em várias plataformas web (12 ações de difusão);
(5) 12 Estágios realizados: 9 para obtenção do grau de licenciado e 3 para obtenção do grau de mestre.
No total foram contabilizadas 36 ações de difusão da Iniciativa FitoMicorrizas.